[wikimedia-pt] Actualização sobre projecto de Branding da Fundação Wikimedia - Nomes propostos e inquérito

Olá a todos,

No passado dia 16 de junho, a equipa do Branding da WMF fez a apresentação das propostas para novos nomes para a Wikimedia Foundation, o movimento Wikimedia, e os afiliados do movimento (chapters e grupos de usuários).

Podem ver as apresentações nos ficheiros anexos.

As três propostas usam Wikipedia (ou uma combinação de Wiki e Wikipedia) em conjunto com outros termos para designar as várias organizações. Junto a minha tradução não oficial para português.

1a proposta:

Movement

Wikipedia Network / Rede Wikipédia

Movement tagline

Part of the Wikipedia Network / Parte da Rede Wikipédia

User groups

Wikipedia Group Penguins* / Grupo da Wikipédia Pinguins

Chapters / Thematic orgs

Wikipedia Network Antarctica* / Rede Wikipédia Antártida

Foundation

Wikipedia Network Trust / Fundação Rede Wikipédia

Pessoalmente acho que o fato que WMF continua debatendo isso mesmo depois de varias votacoes no qual a comunidade está CLARAMENTE contra a mudanca mais um sinal de que a WMF ta pouco se f***ndo pra comunidade, porem votei nas duas paginas citadas porque ela pode ate passar por cima, mas nao vai dizer que nao teve oposicao.

Na minha opinião, todas três são péssimas, e basicamente inaceitáveis, pelas dezenas de razões que já foram apontadas.

Paulo

GoEthe.wiki goethe.wiki@gmail.com escreveu no dia segunda, 22/06/2020 à(s) 17:17:

Acho isto tudo um disparate… Chamar Wikipédia a todos os projectos não faz sentido algum. Mais valia perder tempo em reforçar a marca “wikimedia” (à letra vários meios wikis…)
Mas que sei eu?

Paulo Santos Perneta paulosperneta@gmail.com escreveu no dia segunda, 22/06/2020 à(s) 23:42:

O nome dos projectos não será mudado. Ou seja, Wikidata será Wikidata, Wikimedia Commons será Wikimedia Commons, etc… O que está a ser proposto é mudar o nome da Fundação e dos Afiliados (chapters, organizações temáticas e grupos de usuários) num sistema opt-in. Ou seja, o Board ainda pode decidir não mudar o nome da Fundação, e mesmo que decida mudar, a WMPT tem autonomia para decidir se muda ou não. É importante preencherem os inquéritos individuais, além da WMPT preencher o inquérito de grupo.

Abraço,

Gonçalo

Miguel Mimoso Correia miguelcorreia@gmail.com escreveu no dia terça, 23/06/2020 à(s) 14:10:

O que o inquérito diz é que essas opções aplicam-se ao none da fundação, dos afiliados e de todo o movimento. Parecem não ter encaixado ainda que não têm qualquer poder para mudar o nome do movimento, e mesmo no caso dos afiliados depende das leis nacionais.

Como é que vamos preencher o inquérito de grupo?

Paulo

A terça, 23 de jun de 2020, 14:19, GoEthe.wiki goethe.wiki@gmail.com escreveu:

O meu plano era discutirmos no fim da AG e preenchíamos em conjunto.
Já agora, o prazo para preencher o inquérito foi adiado para dia 7 de julho.

Paulo Santos Perneta paulosperneta@gmail.com escreveu no dia terça, 23/06/2020 à(s) 14:31:

Já enviei o inquérito individual e procurei expressar o descontentamento com a mudança de nome e as propostas apresentadas, que me parecem muito fracas.
Já há nova data para a AG?

Catarina

GoEthe.wiki goethe.wiki@gmail.com escreveu no dia terça, 23/06/2020 à(s) 15:35:

O Paulo estava só a verificar umas últimas coisas antes de enviar a convocatória. Espero que mande em breve.

Catarina Reis acmateusreis@gmail.com escreveu no dia terça, 23/06/2020 à(s) 14:56: