[wikimedia-pt] WikiCon Portugal 2020: Alterações ao programa e outras informações

Caros/as participantes no WikiCon Portugal 2020,

Falta apenas pouco mais de uma semana para o início da WikiCon Portugal 2020, na Casa do Infante, no Porto!

Nos últimos dias, o programa sofreu alterações substanciais ao nível do realocamento de conteúdos, sobretudo porque conseguimos um espaço adicional para a tarde de sábado, com a ajuda e colaboração da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), mas também para reorganizar de forma mais lógica o conteúdo, e alocar mais tempo a workshops práticas - em particular para aproveitarmos ao máximo a presença do Asaf Bartov e do Lucas Teles - e, finalmente, para darmos resposta a algumas contingências pessoais de última hora.

Assim, o primeiro dia (6ª feira) ficou dividido num primeiro bloco com foco em Wikidata, de manhã, e um segundo de estratégia e comunicação, de tarde. Após o fim do primeiro dia (16:30) terá lugar a XIII Assembleia Geral da Wikimedia Portugal, que está aberta a todos os que queiram permanecer, embora apenas associados possam participar nas votações. À noite está programado um jantar, mas ainda não temos certeza se cabe no orçamento, ou se será pago por cada um (ou um misto dos dois).

O segundo dia (sábado) de manhã fica dividido num primeiro bloco sobre Commons e workshop sobre licenciamentos, e um segundo com a apresentação do projecto Universidade Sénior, e uma mesa redonda sobre Gender Gap. De tarde terá lugar a visita à Casa do Infante, e workshop Wikipedia/Commons Wikidata, na sala da FAJD, nas imediações da Casa do Infante (rua Mouzinho da Silveira). Está previsto um jantar com todos os participantes neste dia à noite.

No terceiro dia (domingo) de manhã teremos a workshop de SPARQL (como puxar e reutilizar informação do Wikidata de forma útil e eficaz). De tarde terão lugar as apresentações sobre Scholia, Domínio Público, OpenStreetMap, e Date With Data, estando o encerramento previsto para as 16h. O dia termina com um percurso cultural pelo centro histórico do Porto, guiado/as pelo nosso associado e antigo presidente Manuel de Sousa, um dos maiores conhecedores da história e dos segredos da cidade do Porto, e autor do livro “Porto D’Honra” - https://www.publico.pt/2017/11/04/fugas/noticia/este-livro-conta-o-que-nao-se-sabia-do-porto-1791281 entre outros.

O programa atualizado pode ser consultado aqui: https://meta.wikimedia.org/wiki/WikiCon_Portugal/Programa

Aproveito para agradecer a todo/as o vosso interesse e a vossa participação, e para desejar um bom ano novo e… vêmo-nos daqui a uma semana!

Para qualquer dúvida ou pedido de informação, pode ser usado este email, ou o email geral info@wikimedia.pt.

Abraço,

Paulo

1 Like

Olá,

Após a última mensagem, surgiram algumas situações que levaram a um novo reajustamento no programa da WikiCon Portugal, de modo a termos um evento o mais produtivo possível, e podermos acomodar o maior número de interessados.

Assim, o projeto Universidade Sénior e o painel sobre Gender Gap foram movidos para domingo após o almoço, e as comunicações sobre Domínio Público, OpenStreetMap e Scholia/Wikidata passaram para sábado ao fim da manhã: https://meta.wikimedia.org/wiki/WikiCon_Portugal/Programa

Abraço,

Paulo

Paulo Santos Perneta paulo.p@wikimedia.pt escreveu no dia quinta, 9/01/2020 à(s) 22:08:

1 Like

Olá,

Fui bloqueada pelo D.S. porque aparentemente comecei uma guerra de edição quando corrigi a informação.

É possível questionar esta decisão?

Abraço,

Verónica

Olá

Para entender o que ocorreu precisa nos informar a id de bloqueio (um número precedido de # que aparece na mensagem ) ou pelo menos seu nome de usuário.

Jo